Páginas

sábado, 17 de julho de 2010

CRÔNICA DO AMOR

“Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não-fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo a porta. O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar. Costuma ser despertado mais pelas flechas do cupido que por uma ficha limpa. Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referenciais. Ama- se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama- se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera. Você ama aquela petulante.Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou a seco, você a levou para conhecer a sua mãe e ela foi de blusa transparente. Você gosta de rock e ela de chorinho, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina o Natal e ela detesta o Ano Novo, nem no ódio vocês combinam. Então? Então que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante do que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome. Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário, ele escuta Egberto Gismonti e Sivuca. Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro, e é meio galinha. Ele não tem a maior vocação para príncipe encantado, e ainda assim você não consegue despachá-lo. Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita de boca, adora animais e escreve poemas. Por que você ama este cara? Não pergunte para mim. Você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes de Woody Allen, dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem o seu valor. É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar. Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettucine ao pesto é imbatível. Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém. Com um currículo desse, criatura, por que diabo está sem um amor? Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados. Não funciona assim. Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível. Honestos existem aos milhares, generosos tem às pencas, bons motoristas bons pais de família, tá assim, ó! Mas ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é...”

(Arnaldo Jabor)

O TREM DA VIDA

O TREM DA VIDA


Quando nascemos, entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que, julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco: nossos pais. Infelizmente, isto não é verdade. Em alguma estação, eles descerão e nos deixarão órfãos do seu carinho, amizade e companhia insubstituíveis, mas isto não impede que, durante a viagem, pessoas interessantes e que virão a ser super especiais para nós, embarquem: nossos irmãos, amigos e amores inesquecíveis. Muitas pessoas tomam o trem apenas a passeio. Outros encontrarão nessa viagem somente tristezas. Outros, ainda, circularão pelo trem, sempre prontos a ajudar a quem precisa. Muitos descem e deixam saudades eternas. Outras tantas passam por ele de uma forma que, quando desocupam seu assento, ninguém sequer o percebe. Curioso é constatar que alguns passageiros que nos são tão caros, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos e somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não impede, é claro, que durante a viagem, atravessemos, com grande dificuldade, o nosso vagão, a fim de chegarmos até eles... só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já haverá alguém ocupando aquele lugar. E assim é a viagem: cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas... porém, jamais, retornos. Façamos, pois, essa viagem, então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com todos os passageiros, procurando, em cada um deles, os que tiverem de melhor, lembrando sempre, que em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e, provavelmente, precisaremos entender isto, porque nós também fraquejamos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá. O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual parada desceremos, se é que desceremos! Muito menos os nossos companheiros de viagem, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado! Fico pensando: “Quão triste será não completar essa viagem!” Isto, com certeza, seria trágico, mas, me agarro à esperança de que, em algum momento, estarei na estação principal e terei a grande emoção de vê-los chegar com uma bagagem que não tinham quando embarcaram... e o que vai me deixar feliz será verificar que eu colaborei para que ela tenha crescido e se tornado valiosa. Amigo, façamos com que a nossa estada, nesse trem da vida, seja tranqüila, que tenha valido a pena e que, quando chegar a hora de desembarcamos, se ela de fato chegar, o nosso vazio deixe saudades e boas recordações para todos aqueles que prosseguirem a viagem...

CARTA AO INQUILINO

Senhor morador,



Gostaria de lhe informar que o contrato de aluguel assinado por Mim há muitos anos atrás está vencendo. Precisamos analisar algumas cláusulas:


1º - A conta de energia que você gasta é muito alta. Como você desperdiça!


2º - Antes havia água em abundância, hoje só há 1% disponível para você viver. Será que ainda não percebeu isso?


3º - Alguns nesta casa comem e estragam alimentos, enquanto outros estão morrendo de fome. Por que não pára de ser egoísta e reparta o que tenho lhe dado com fartura?


4º - De maneira desordenada, você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio, por isso a temperatura aumentou e as conseqüências são furacões, tempestades, secas e destruição. Dou-lhe uma dica: replante e deixe de ser ganancioso!


5º - Procurei alguns lindos animais que coloquei antes de lhe confiar os cuidados deste imenso jardim e não os encontrei. Poderia me explicar o que fizestes com eles?



6º - E os peixes? Vi alguns agonizando, sem oxigênio, nos rios e lagos...



7º - Precisa verificar que cores estranhas estão no céu! Antes tinha a cor azul. Por que você mudou para cinza?


8º - Você não tem cuidado com seu lixo! Como pode viver em um ambiente tão sujo?



Bom... o que você pode fazer para cumprir as determinações do contrato?


Te deixei morar gratuitamente nesse ambiente preparado com muito amor e esmero para você, e agora não tens respeitado o que foi estabelecido.


Preste bem atenção! Já mandei vários avisos por muitos daqueles que moravam nesta casa e não destes ouvidos a eles.



Por fim, enviei meu próprio Filho, porém, também não o escutaram e continuam vivendo de seu próprio modo.



Continuarei os advertindo por meus procuradores, os quais são identificados pelo crachá do amor e dirão o que deixei registrado nas instruções para a vida: as Escrituras Sagradas. Mas, aviso: as advertências cessarão e aqueles que não crerem receberão, por juízo, as conseqüências de suas más condutas.



Vais mudar?

Assina: JEOVÁ, O CRIADOR.

Poema de Educador

“Salve Limpa Lição de Esperança – ALUNOS SER”“...Mestre é quem
De repente, aprende”
Guimarães Rosa



Eu tenho que saber
O que os alunos sabem
Eu tenho que saber
O que os alunos não sabem
Eu tenho que saber muito bem
Passar o conteúdo qualificado
Com base na cultura de origem do aluno, de seu meio
Tenho que ser didático
Tenho que humanizar sempre a relação
Reger Corações,
Mentes e Espíritos
Com técnica de convencimento e o devido acolhimento
Sem impor ocasionais habilidades de percurso, o próprio saber
Sem querer ser o dono da verdade
Ou dono dos alunos
Dar aulas é se doar
E também aprender se reciclando
Junto e ao lado do aluno
A partir do que ele traz de bom ou de ruim
Da realidade construtora (ou dificultadora) dele
A criança ou o jovem
Precisam paulatinamente aprender a ser alunos
Quando criança – que ele pode saber ser
Quando adolescente
Que ele às vezes não sabe ser
Não sabe exatamente para que serve
Nem sabe como administrar a própria energia potencializada dele.
O aluno não é um mero depósito circunstancial
Antes, é um extremo radar receptor e crítico
É uma alma, um coração incendiado
Uma estrada se iniciando
Um imenso universo-Ser Aluno-Ser, identidade em construção
O professor pesquisa, pensa, constrói e resolve com o aluno
O saber – e o apreender o saber
A adquirir conhecimentos
O professor tem que saber
Saber
Ter técnica de aproximação com o fácil e o difícil
Ter didática, alto astral, humor, bagagem
Prazer e delicia de ser o que é naquilo que faz
Ser feliz para fazer as devidas amarras
De todas as relações de buscas, trocas e somas
Ser feliz Aparentar felicidade
Para então com isso fazer os alunos felizes com suas aulas
Professor não é dono daquilo que sabe
Professor não é dono da verdade e nem do aluno
Professor é
Sentidor
Pensador
Construtor
Facilitador
Deve professar aulas com competência, conhecimento
Quem não é feliz naquilo que faz
Não pode se reproduzir assim
É pessoa errada na hora errada com clientela errada
Professor deve professar aulas, antes de tudo
Com muito esmero e profissionalismo
Professor ético, humano
Com enfoque sócio-plural comunitário
A escola toda deve girar em torno do corpo discente e a partir dele
O aluno, razão de ser do Professor
Principalmente e ainda
Nesses difíceis novos tempos de hiper-informação
Se a melhor pedagogia é o exemplo
Ser professor é a melhor rebeldia
De um profissional sonhador e iluminado
O mestre educador deve sempre conciliar prós e contras
Issos e aquilos, situações-conflitos e afins
Paulo Freire,
Piaget,
Wallom.
Sempre com Carinho
Fazendo o aluno sentir e compreender que tem direitos
E pela técnica da sedução e do conhecimento
Convencer o aluno que ele também tem maravilhosos DEVERES
Que serão cobrados humanamente
Em beneficio de uma evolução escolar
Em avaliação continua, presencial, afetuosa
Professor tem que fazer milagres
Às vezes com giz, lousa, saliva e o gostar de fazer o que faz
Mais o seu caráter, a sua dedicação tão importante
Ainda o seu amor para ter sempre a consciência tranquila
E a sensação do dever cumprido
Na verdade
O professor, às vezes, tem que fazer das dificuldades o uso do coração
Pôr os pingos nos dáblios
É da natureza do trabalho esse acolhimento e superação
Sempre desafiado para provar
Que é aquilo que pensa que é
E ainda assim lecionando bem, literalmente tirando de letra
O Professor cria
Produz
Refaz
Relê
Serve-se
Por isso que até mesmo é, o Professor , O MELHOR ALUNO DE SI.

Ser Professor.

Ser professor,
Pode ser uma escolha, ou não!
Existem aqueles
Que estão na profissão por acaso
Ou por falta de opção.
Porém, existem os que tiveram
A oportunidade de escolher
E decidir ser professor,
Por querer
É o que diz a vocação.Ser professor,
Não é fácil como muitos pensam,
Talvez seja uma das tarefas mais difíceis
Porque educar é uma grande missão
E só se adquire êxito
Quando realizada de coração.
Nesta missão, é preciso ter garra,
Desatar as amarras
De um sistema que está sempre na contramão.
É preciso fazer brilhar aquilo que compensa
Não deixar que as injustiças e desilusões
Superem o regozijo da alma
Quando teu trabalho te traz recompensa.
Talvez não seja uma recompensa material
Mas, com certeza, alimenta o lado espiritual.
Ser professor,
É ser mágico do saber.
É fazer compreender e ser compreendido
Em tudo aquilo que se quer transmitir,
Através da vontade de se fazer entender
Usando o poder e a magia de ser educador,
Ensinando caminhos como um bom orientador.
Porque toda vez que se entra numa sala de aula
É um desafio a encontrar pela frente
Cabendo ao professor usar sua magia
Desenrolando cada momento
De maneira diferente.
Ser professor,
É ser psicólogo e ouvir muitas confissões
É ser o espelho daqueles que o admiram.
É o mestre de todas as profissões
É até a luz na vida de algumas almas desiludidas
Por uma sociedade injusta e mal dividida.
Por isso, ser professor, antes de qualquer coisa
É transmitir afeto, estímulo e motivação.
Com o objetivo de ver a transformação.
Enfim, ser professor é, simplesmente, uma doação.

O faxineiro da Microsoft

Um homem desempregado disputa uma vaga para ser faxineiro da Microsoft. O gerente de recursos humanos o entrevista, faz um teste pedindo para que ele varra o chão, e lhe diz: "Parabéns, o serviço é seu. Me dê o seu e-mail para que eu envie a ficha de inscrição, a data e a hora em que você deverá se apresentar para o serviço".

O homem, ficou desesperado, porque ele não tinha computador, muito menos e-mail. O gerente de RH disse então que lamentava o ocorrido, mas que a ausência de e-mail significava que ele estava fora do que acontecia no mundo , que virtualmente o homem não existia, e que, como não existia, não poderia trabalhar, por isso teria que porvidenciar um e-mail urgente.

O homem saiu desesperado, sem saber o que fazer e com somente 10 dólares no bolso. Não entendia muito de computador e nem sabia por onde começar. Parou e pensou. Sua família estava precisando muito e ele não podia voltar pra casa só com aquilo. Decidiu então ir ao supermercado e comprar uma caixa com 10 quilos de tomates. Indo de porta em porta, resolveu vender os tomates a quilo e, em menos de duas horas, já tinha conseguido duplicar seu capital.

Depois de repetir a operação mais três vezes, voltou para casa com 60 dólares.
O homem pensa e vê que pode sobreviver dessa maneira. Sai de casa cada dia mais cedo e chega do trabalho cada dia mais tarde. Vendendo de porta em porta.
Pouco tempo depois compra uma kombi.

Vai progredindo e depois troca a kombi por um caminhão.

Vai prosperando e chega a ter uma pequena frota de veículos para distribuição.

Cinco anos depois, o homem se torna dono de uma das maiores distribuidoras de alimentos dos Estados Unidos.

Pensando no futuro da família, decide fazer um seguro de vida. Chama um corretor, acerta um plano justo e, quando a conversa acaba, o corretor lhe pede um endereço de e-mail para enviar a proposta.

O homem responde que não tem e-mail.

Curioso, o corretor lhe disse: "Você não tem e-mail e chegou a construir esse império? Imagine o que você seria se tivesse um e-mail!".

E o homem responde:

"Eu Seria faxineiro da Microsoft!"

O Valor das Pedras

Diz a lenda que, certa vez, um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia.
Pensava desta forma :

"Se tivesse uma casa grande, seria feliz".

"Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz.

"Se tivesse uma companheira perfeita, seria feliz".

Nesse momento, tropeçou com uma sacolinha cheia de pedras e começou a jogá-las, uma a uma, no mar, a cada vez que dizia :

"seria feliz se tivesse..."

Assim o fez até que a sacolinha ficou com uma só pedrinha, que decidiu guardá-la.

Ao chegar em casa, percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso.
Você imaginou quantos diamantes jogou no mar, sem parar para pensar ?


Quantos de nós vivemos jogando fora nossos preciosos tesouros por estar esperando o que acreditamos ser perfeito ou sonhando e desejando o que não temos, sem dar valor ao que temos perto de nossas mãos ?
Olhe ao seu redor e, se você parar para observar, perceberás quão afortunado você é. Muito perto de ti está tua felicidade.

Quando me amei de verdade!!

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.

E então, pude relaxar.

Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.




Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.
Hoje sei que isso é...Autenticidade.




Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... Amadurecimento.



Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.



Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio




Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é... Simplicidade.




Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a... Humildade.




Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.



Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... Saber viver!!!




“Quando me amei de verdade” , não é da autoria do Chaplin, sendo atribuído a vários autores, sendo a mais provável de Kim McMillen.