Páginas

sábado, 21 de maio de 2011

Eike Batista ou Antonio Palocci, exemplo de “gênio brasileiro”?

Autor: Elenito Elias da Costa

Sabemos que todo brasileiro tem suas limitações, mas também tem sua potencialidade criativa, que devemos nos mobilizar para que possamos entender essas personalidades e quiçá possamos nos espelhar em suas ações, atitudes e valores.

O que mobiliza a sua atitude é a OPORTUNIDADE para que a seguir possamos proceder a um Diagnóstico, onde podemos identificar nosso ponto forte e fraco, e complementar com nossas ações coesa na execução de um PES – Planejamento Estratégico Sustentável, considerando a continuidade e a sustentabilidade de suas ações.

O primeiro personagem se tornou o brasileiro mais rico, mesmo sabendo que das suas 6 (seis) empresas, 5(cinco) delas lhe deram prejuízos, mas esse fato lhe permite bradar em alto e bom tom que será o homem mais rico do mundo, mesmo sabendo das variáveis implícitas e explicitas que passam a economia brasileira e a mundial.

Sua certeza é tamanha que chega a interferir no semblante dos presentes na platéia que lhe ouviu no último encontro empresarial, e alfineta o Carlos Slim, o mexicano considerado pela Revista Forbes o homem mais rico do mundo, que sua posição está seriamente ameaçada.

Devemos tirar o ensinamento positivo de suas ações, a utilização do marketing através de suas mídias, apresenta situação positiva no futuro breve, considerando seus projetos em andamento no meio OPORTUNO de que passa o Brasil, com a existência do PAC 1, PAC 2, Copa e Olimpíadas, e ele sabe perfeitamente que a base estrutural para qualquer obra ou progresso se faz necessário a infra-estrutura básica (Energia) para sedimentar e dar continuidade a uma possível estabilidade econômica.

É fato que saúde, construção civil, educação, está perdendo para a telecomunicação e energia, se considerarmos somente o percentual de retorno do investimento.

A realização de um projeto que se notabiliza pela taxa de retorno atrativa com minoração de risco na amplitude social e ambiental, ratifica a aprovação das autoridades constituídas e satisfaz aos investidores, mesmo sabendo que a base da pirâmide pagará essa conta, assim como acontece em qualquer sistema democrático.

As riquezas naturais existentes no Brasil são incontestes, o que necessita é a OPORTUNIDADE através de ATITUDES coesas, licitas e probas na busca da SATISFAÇÃO social e ambiental, mesmo sabendo das limitações existentes na saúde e educação, mas isso são obrigações constitucionais dos poderes constituídos.

Acredito que a Taxa de Retorno, não seja somente, Econômica e Financeira, mas principalmente social e ambiental, para dar consistência de continuidade e sustentabilidade a qualquer investimento responsável.

Em seguida temos o Ministro Palocci, cuja mídia suspeita que ele multiplicou seu patrimônio em 20(vinte) vezes em 4 (quatro) anos, com exaustivo trabalho procedido através de sua empresa prestadora de serviços em consultoria e assessoria empresarial, mesmo demonstrando através de declarações do poder judiciário a licitude de seu patrimônio.

Sabemos perfeitamente que a busca em sanar qualquer fato que possa macular a pessoa honrada do ministro, pode interferir ou mesmo influenciar nos projetos políticos do partido do governo, já que a moda é transformar a posição em que mesmo ocupa em presidente do Brasil, partindo da premissa que a economia tende a obter ou retornar a sua estabilidade, e se a atual presidenta obedecer ao projeto macro, isso tende a acontecer.

A base a pirâmide deve está SATISFEITA, mesmo sabendo das oscilações que podem influenciar, mas perfeitamente controláveis, já que suas necessidades básicas devem ser atendidas, exceto uma educação de qualidade, pois isso pode interferir negativamente na identificação de fatos lesivos ao sistema, podendo inibir positivamente a realização da MÁXIMA do projeto idealizador.

Mesmo porque, se não houver NECESSIDADE que mobilize a massa, não gera emoções originárias do sistema, pois a casa do povo trabalhar em prol do mesmo (povo), favor não confundir com a palavra polvo que tem tentáculos mais emocionalmente envolvidos.

Devemos entender perfeitamente que referido artigo em nenhum momento nem desconfia que as honradas personagens tenham cometido quaisquer atitudes ilícitas, mesmo porque o nosso objetivo é entender e aprender como transformar OPORTUNIDADE, agregada a diversas variáveis possa resultar em Retorno Operacional de Investimento.

Rogo para que tenham a OPORTUNIDADE de ler e entender meus artigos, mas temo que suas limitações inibam esse objetivo, mas não se preocupe vou continuar tentando exaustivamente.

Para exercer e entender a importância da palavra mais repetida no artigo (OPORTUNIDADE), você precisa de capacitação e qualificação profissional, agregado a outras variáveis intrínsecas e extrínsecas, que somente a alguns mortais foi concedida, mas não se preocupe você faz parte da massa que embasa a pirâmide que sustenta o sistema, eis o segredo da nossa existência.

Contador, Auditor, Analista Econômico e Financeiro. Instrutor de Cursos do SEBRAE/CDL/CRC. Professor Universitário Avaliador do MEC/INEP do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis. Consultor do Portal da Classe Contábil e da Revista Netlegis. Articulista da Interfisco e do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Boletim No.320). Autor de vários textos científicos registrados no Instituto de Contabilidade do Brasil. Sócio da empresa IRMÃOS EMPREENDIMENTOS CONTÁBEIS S/C LTDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário