Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

COMO A TERRA SERÁ SALVA


APESAR das muitas previsões pessimistas relacionadas ao meio ambiente, todos queremos que a Terra sobreviva. Afinal, é o nosso lar, e esperamos que seja o lar de nossos filhos e netos também. Há algo que possamos fazer para que isso aconteça?

A verdade é que, embora a maioria das pessoas se preocupe com o meio ambiente, muitas não pensam duas vezes antes de jogar lixo no chão, encher os rios de entulho ou deixar as luzes acesas sem necessidade. Essas talvez pareçam ações insignificantes. Porém, se cada um dos bilhões de pessoas na Terra prestasse atenção a como trata o planeta, o efeito seria significativo. Atitudes como economizar energia, cooperar com programas de reciclagem e descartar o lixo de forma apropriada contribuem para a preservação do meio ambiente. Criar certos hábitos, desde já, demonstra quanto nos importamos com a Terra.

Mesmo assim, não podemos controlar os atos da maioria das pessoas ao nosso redor. Será que isso quer dizer que, no fim das contas, essa é uma batalha perdida?

A solução definitiva está próximaUm

comentário de Thilo Bode, do Greenpeace, citado na revista Time, expõe a raiz dos problemas ambientais: “Nosso objetivo principal é fazer as companhias analisar como seus produtos serão descartados. Elas precisam pensar em três coisas: produção, uso e descarte.” Infelizmente, sabemos fazer produtos e sabemos usá-los, mas quando os jogamos fora, não o fazemos de forma apropriada. Em alguns casos, simplesmente não sabemos como fazê-lo de forma segura.

Os humanos são limitados, mas o Criador não é. Ele já nos deu uma amostra de Sua extraordinária sabedoria pelas coisas que criou na Terra. Ele sabe fazer, usar e descartar as coisas de forma apropriada. Muitos dos sistemas que ele criou funcionam automaticamente. Por exemplo, uma semente germina, a planta cresce e produz frutos. Daí ela morre e todos os seus elementos se decompõem sem poluir — prontos para serem reutilizados. Isso sim é reciclagem — sem poluição tóxica!

O Criador não pretende deixar a Terra se degradar até virar um depósito de lixo inabitável. Lemos na Bíblia, em Isaías 45:18: “Assim disse Jeová, . . . Ele, o verdadeiro Deus, o Formador da terra e Aquele que a fez, Aquele que a estabeleceu firmemente, que não a criou simplesmente para nada, que a formou mesmo para ser habitada.”

Se Deus fez a Terra para ser habitada, por que a deixou ficar neste estado deplorável? A Bíblia explica que de início o homem foi colocado num paraíso. De fato, o propósito de Deus era que o Paraíso atingisse as partes mais distantes da Terra e que ficasse cheio de pessoas. (Gênesis 1:28) Mas irrompeu uma rebelião. O primeiro homem e a primeira mulher não quiseram continuar sujeitos ao domínio divino.

Deus permitiu que os humanos tentassem seus próprios tipos de governo. O resultado é o que vemos hoje — um desastre! Já ficou mais do que provado que a humanidade não consegue resolver seus problemas. Não se pode culpar a Deus pelo que aconteceu. O que a Bíblia diz aplica-se a toda a sociedade humana: “Agiram ruinosamente da sua parte; não são seus filhos, o defeito é deles. Geração pervertida e deturpada!” — Deuteronômio 32:5.

Mesmo assim, Deus não fechou os olhos para o processo de destruição em que a Terra se encontra. Ele agirá antes de ser tarde demais, antes que a Terra se torne um local inóspito. Como sabemos disso? Revelação (Apocalipse) 11:18 explica: “As nações ficaram furiosas, e veio teu próprio furor e o tempo designado . . . para arruinar os que arruínam a terra.” A destruição da Terra vai ser detida.

O propósito original de Deus para a Terra, de que ela seja um paraíso, será cumprido. Deus já confirmou isso. Por exemplo, ele disse: “A minha palavra que sai da minha boca . . . não voltará a mim sem resultados, mas certamente fará aquilo em que me agradei.” (Isaías 55:11) Talvez ache interessante ler o capítulo 35 de Isaías, onde Deus descreve a transformação de terras arruinadas em parques paradisíacos e terras férteis.

Mesmo hoje, em lugares onde a poluição é detida, a Terra demonstra uma notável capacidade de recuperação. Deus a criou assim. Se não mais se impregnar a Terra com poluentes, muitas de suas feridas poderão ser curadas por uma grande variedade de microorganismos encontrados na água e no solo. Além disso, temos razões para crer que esse processo de recuperação seja ainda mais eficaz quando Deus se envolver diretamente no assunto, dando as orientações e instruções perfeitas de que os humanos carecem.

Assim, há esperança para a Terra. As plantas e os animais serão salvos. Listas de espécies ameaçadas serão coisa do passado. O ar e a água serão puros novamente. E os humanos obedientes estarão ali para desfrutar de tudo isso. Gostaria de estar entre eles? Você poderá estar. Como? A Bíblia explica em detalhes o que você precisa fazer. Por que não estuda a Bíblia de forma regular a fim de descobrir? Peça a autora deste blog para iniciar esse estudo. Por que deixar passar a oportunidade de aprender como você e sua família poderão desfrutar de um meio ambiente limpo para sempre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário