Páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Amor a Deus e ao Próximo.

Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua mente, e de toda a tua força. . . . Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo. — Mar. 12:30, 31.

Evitamos retribuir mal por mal não apenas porque é o modo certo de agir, mas também porque é amoroso. No livro de Romanos, Paulo usa várias vezes a palavra "amor" (agápe, em grego) ao se referir ao amor de Deus e de Cristo. (Rom. 5:5, 8; 8:35, 39) Contudo, no capítulo 12, Paulo usa agápe de forma diferente — ele fala sobre o amor demonstrado aos semelhantes. Depois de citar que alguns membros da congregação têm dons espirituais e que esses dons diferem entre si, Paulo menciona uma qualidade que todos os cristãos devem cultivar. Ele diz: "Seja o vosso amor sem hipocrisia." (Rom. 12:4-9) Mostrar amor a outros é um sinal básico que identifica os verdadeiros cristãos. Paulo nos aconselha a nos certificar de que o amor que mostramos como cristãos seja sincero
Paulo menciona a seguir como se demonstra amor sem hipocrisia: "Abominai o que é iníquo, agarrai-vos ao que é bom." (Romanos 12:9) ‘Abominar’ e ‘agarrar’ são palavras fortes. ‘Abominar’ pode significar "odiar muitíssimo". Temos de odiar o próprio mal, não apenas as conseqüências dele. (Salmo 97:10) A palavra ‘agarrar’ traduz um verbo grego que significa literalmente "colar". O cristão que tem amor genuíno está "colado", ou apegado, de modo tão firme à qualidade da bondade que ela se torna parte inseparável de sua personalidade.
Paulo menciona repetidas vezes uma manifestação específica do amor. Ele diz: "Persisti em abençoar os que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis." "Não retribuais a ninguém mal por mal." "Não vos vingueis, amados." "Não te deixes vencer pelo mal, porém, persiste em vencer o mal com o bem." (Romanos 12:14, 17-19, 21) As palavras de Paulo não deixam dúvidas sobre como devemos tratar todas as pessoas , mesmo os que se opõem a nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário