Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Atitudes de Cidadania

A cidadania exige ações do cidadão. Os acontecimentos não dependem apenas do governo. Dependem das atitudes de cada um. Não podemos deixar de reconhecer a responsabilidade que temos pelo nosso destino.



O uso do poder de influenciar nos acontecimentos da sociedade é exercido, principalmente, pela exigência ao cumprimento das leis. É um direito e um dever de todo cidadão fiscalizar e reclamar daquilo que sabe que está errado ou contraria as normas vigentes.



É preciso cobrar isso dos nossos representantes, que são os vereadores, na Câmara Municipal, ou os deputados, na Assembléia Legislativa e Câmara Federal, ou ainda os senadores, no Senado Federal.



Cada cidadão tem o dever de ficar atento às votações importantes, tanto na Câmara Municipal, nas Assembléias Legislativas e no Congresso Federal, além do que é imperativo que entenda o reflexo de cada norma na vida do cidadão.



Outra forma fácil e eficiente de manifestar é escrever uma carta aos jornais, revistas, rádios e todos os demais veículos de comunicação denunciando o não cumprimento de leis, dando todos os detalhes para que os jornalistas possam averiguar e comprovar a denúncia.



A imprensa tem um papel insubstituível nos regimes democráticos. Sua função é informar, e o fazem com especial prazer quando a matéria gira em torno do direito das pessoas.



Quem burla a lei detesta que isso aconteça, abomina a publicidade dos seus atos e é por isso que esta atitude funciona.



Denuncie, pessoalmente ou através de sua associação de moradores, associação profissional ou sindicato, todo e qualquer não cumprimento das leis



Procure as regiões administrativas espalhadas pela cidade, o Ministério Público, as comissões de Defesa do Consumidor, de Direitos Humanos, de Saúde e de Meio Ambiente da Câmara Municipal e da Assembléia Legislativa, Câmara Federal, Senado Federal, ou nas diversas secretarias municipais e estaduais.



As equipes das Procuradorias de Justiça tem o dever de acionar, a cada pedido formal do cidadão, os órgãos responsáveis pelo cumprimento das leis.



Não fique esperando. Faça acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário