Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Observando o Mundo

▪ Numa pesquisa feita com cerca de 2 mil pessoas na Alemanha, quase 40% dos adolescentes de 14 a 19 anos não acharam nada demais em terminar um relacionamento por mensagem de texto ou e-mail. Para mais de 80% dos entrevistados com 50 anos ou mais, isso era totalmente inaceitável. — FRANKFURTER NEUE PRESSE, ALEMANHA.
▪ Estima-se que 2,3 trilhões de mensagens de texto tenham sido enviadas no mundo inteiro em 2008. — HITU NEWS, TAITI.
▪ “Uma pessoa que fuma perde quanto tempo de vida? Em média, de cinco a dez anos.” — UC BERKELEY WELLNESS LETTER, EUA.
▪ Estima-se que até 60% dos computadores usados em escritórios nos Estados Unidos fiquem ligados durante a noite. Em resultado disso, cerca de 14,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono são emitidas sem necessidade por usinas elétricas todo ano. — WORLD WATCH, EUA.
Ônibus divulgam ateísmo
“Deus provavelmente não existe. Então pare de se preocupar e aproveite a vida.” Esse lema foi colocado em 200 ônibus em Londres, Inglaterra; em outros 600 ônibus no país inteiro; e em dois telões enormes na rua Oxford, em Londres, noticia o jornal The Guardian. Os criadores dessa idéia dizem que a campanha é uma resposta às propagandas religiosas que condenam pessoas descrentes ao inferno de fogo. A palavra “provavelmente” é usada em conformidade com as leis da Autoridade de Padrões Publicitários da Grã-Bretanha, visto ser impossível provar que Deus não existe. Um dos objetivos da campanha é incentivar mais ateus a assumir suas convicções.
Riscos do parto programado
Nos Estados Unidos, cada vez mais partos antecipados — induzidos ou por cesariana — são realizados por comodidade. Mas as “últimas semanas da gravidez são mais importantes do que se imaginava”, comenta o jornal The Wall Street Journal. Uma pesquisa realizada com 15 mil recém-nascidos mostrou que, para cada semana que um bebê permanecia no útero entre a 32.a e a 39.a semana, houve uma diminuição de 23% nos casos de convulsão, icterícia, complicações respiratórias e hemorragias cerebrais. Bebês nascidos entre a 32.a e a 36.a semana apresentaram um risco maior de ter leves problemas cognitivos e comportamentais. Por isso, a Associação Americana de Obstetras e Ginecologistas não recomenda o parto de um bebê “antes da 39.a semana, a não ser que haja um motivo clínico para isso”, diz o jornal.
Subir escadas faz bem à saúde
“Usar a escada com regularidade é algo simples e prático e faz bem à saúde”, comentou a revista médica britânica The Lancet. Pesquisadores pediram a 69 trabalhadores sedentários que usassem apenas a escada em seu local de trabalho em vez de usar o elevador. Após 12 semanas, observou-se um aumento de 8,6% na capacidade aeróbica dos funcionários, resultando “numa redução de 15% no risco de morte por qualquer motivo”. Os funcionários também perceberam uma melhora significativa em coisas como “pressão arterial, colesterol, peso, massa gorda e circunferência da cintura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário