Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Observando o Mundo

▪ Em uma pesquisa nos Estados Unidos, “29% dos homens disseram ter tido 15 ou mais parceiras sexuais durante sua vida, em comparação com 9% das mulheres que disseram ter tido 15 ou mais parceiros sexuais durante sua vida”. — CENTROS DE CONTROLE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS, EUA.
▪ Na Grécia, “62% dos jovens de até 16 anos admitiram já ter baixado matéria pornográfica para seus telefones celulares”. — ELEFTHEROTYPIA, GRÉCIA.
▪ Na Grã-Bretanha, 82% das pessoas entrevistadas numa pesquisa consideram “a religião uma causa de divisão e tensão”. — THE GUARDIAN, GRÃ-BRETANHA.
Dores de cabeça por 64 anos
Uma chinesa finalmente descobriu a causa das “constantes dores de cabeça” que a atormentaram por mais de 60 anos. Isso aconteceu quando médicos removeram uma bala de 3 centímetros que estava alojada em sua cabeça. Ela havia sido atingida durante a invasão dos japoneses a uma vila no condado de Xinyi, em setembro de 1943, quando então tinha 13 anos. Ninguém imaginava qual era a causa do problema. Segundo a Agência de Notícias Xinhua, quando as dores de cabeça se tornaram mais constantes, uma radiografia revelou a bala. Relata-se que a mulher, agora com 77 anos, “passa bem”.
Uma baleia que viveu muito
Ao matar uma baleia-da-groenlândia em 2007, caçadores nativos do Alasca acharam cravados nela a ponta e fragmentos de um velho arpão, identificados como “partes de uma lança explosiva feita na cidade de New Bedford [Massachusetts, EUA] no fim do século 19”, diz o jornal The Boston Globe. Como esse tipo de lança não foi usado por muito tempo, os historiadores do Museu Baleeiro de New Bedford concluíram que a baleia havia sido atingida “em algum momento entre 1885 e 1895”. Assim, ela devia ter no mínimo 115 anos ao morrer. O jornal continua dizendo que essa descoberta fornece “mais evidência da idéia sustentada há anos de que a baleia-da-groenlândia é um dos mamíferos que vivem mais tempo, chegando até os 150 anos”.
Floresta pluvial fossilizada
Geólogos descobriram uma enorme floresta pluvial subterrânea, fossilizada, composta de uma mistura incrível de plantas extintas, algumas delas com mais de 40 metros de altura. Essa floresta ímpar fica nas galerias de uma mina de carvão, no Estado de Illinois, EUA. Cientistas acreditam que a floresta foi parar debaixo da superfície terrestre por causa de um terremoto devastador. Bill DiMichele, pesquisador-chefe da equipe que publicou a descoberta, disse: “Dá até para imaginar como a floresta era, como se estivéssemos andando nela. É impressionante!”
Em busca de vinhos finos
Um número cada vez maior de visitantes tem ido à Macedônia, ex-república da Iugoslávia, “para desenterrar vinhos finos deixados . . . por tropas dos Aliados durante a Primeira Guerra Mundial”, noticia a edição em inglês do jornal Kathimerini. Equipados com mapas, os visitantes, na maioria franceses, escavam os depósitos militares abandonados. Até agora, qualquer vinho que ainda estiver enterrado tem no mínimo 90 anos e, de acordo com o jornal, “uma garrafa bem conservada poderia ser vendida por . . . até 2 mil euros (2.675 dólares)”. Moradores da região que desenterraram vinho e conhaque dizem que “nunca provaram nada melhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário